quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ELVIS PRESLEY: A "LENDA DO ROCK"



Há exatamente 35 anos, em 16 de agosto de 1977, falecia Elvis Presley, um mito do rock.  O lendário cantor, era conhecido por uma de suas maiores virtudes, a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.

Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues, e tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.

O cantor teve uma carreira marcada por grandes sucessos como "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never",  "Kiss Me Quick", "Hound Dog", dentre outros inúmeros sucessos, que se eu fosse citar aqui tomariam toda a página. Cresci ouvindo Presley, pois minha mãe teve o privilégio de acompanhar a trajetória da "lenda do rock" em sua adolescência, e sendo uma "fã apaixonada", como ela mesmo se descreve, trouxe a influência musical de Elvis para dentro de casa, onde me lembro que era mais que comum ajudar a mama a fazer as faxinas de sextas-feiras ao som dos álbuns de Presley, que creio ela ter até hoje. 

Pra mim Elvis foi muito mais que uma influência, foi acima de tudo, um estilo, inesquecível. Seus trejeitos em palco, sua performance inconfundível, marcou toda uma época, e sobrevive até os dias de hoje, pois dificilmente existe alguém que não saiba quem foi Elvis, ainda que não conheça a fundo o seu trabalho. Elvis era irreverente, sedutor, possuía em seus lindos olhos azuis, um brilho que fascinava e encantava a todos, principalmente, as mulheres, claro!

Confesso que até hoje, quando ouço "Always on my mind", ou "Love me tender", minhas pernas tremem, fico imaginando um homenzarrão daqueles, com aquela voz mais que grave, sussurrando em meus ouvidos... E isso 35 anos após sua morte! Caraca, está aí realmente algo pra se pensar; o "mito" sobrevive até hoje; há quem diga, que Elvis não morreu, e assim como eu, creio que um monte de gente cresceu ouvindo isso. Depois da morte dele, eu imaginava que a qualquer momento ele voltaria, pois confesso que particularmente, até alguns anos atrás, eu não acreditava que em sua morte. Em meus loucos pensamentos, o cara era simplesmente bom demais para ter sido acometido por um mal que assola a todos os mortais: a morte...

Talvez seja esse o efeito que grandes lendas causam, sim, porque considero que Elvis tenha sido mais que isso. Mais que uma lenda... Não apenas ele, mas como também Lennon, Hendrix, Morrison, dentre tantos outros, tantas outras grandes "lendas". E quem conhece e ama seu trabalho, sua discografia, sabe do que estou falando. Queria aqui prestar minha homenagem, á esse "ícone do rock", que não apenas encantou multidões, mas que encantou e sempre encantará gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário