quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NELSON RODRIGUES: O "FRASISTA"

Nascido em 23 de agosto de 1912, Nelson Falcão Rodrigues foi um escritor polêmico, se considerava "velho", e assim permaneceu ao longo dos seus 68 anos.  Aos oito, fez uma redação escolar sobre um adultério, que causou rebuliço entre as professoras da escola.

Nelson era um escritor compulsivo, apesar de sua saúde frágil. Fumava muito, tinha pavor de bebida alcóolica e seguia uma dieta rigorosa para domar a úlcera. Obcecado pelo sexo e a morte, foi chamado de reacionário, tarado, maldito, mórbido, direitista durante toda vida. Foi, acima de tudo, um apaixonado pelas mulheres.

Como autor de ficção, Nelson Rodrigues chocou sucessivas gerações de carolas com suas histórias de adultérios, assassinatos, paixões obsessivas e desejos secretos. Apesar disso, considerava-se, ele mesmo, um "reacionário" que, ao realizar as mais terríveis perversões por meio de seus personagens, poderia salvar seus espectadores e leitores.

Nelson Rodrigues foi um criador de frases como nenhum outro escritor brasileiro. Falou de amor, mulheres, Brasil, políticos, amigos, religião, comunismo, esquerda, direita. Vejamos algumas das mais polêmicas frases do escritor sobre amor, mulheres e brasileiros.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário