sexta-feira, 17 de agosto de 2012

POR QUE ALGUÉM É SOLTEIRO?

No dia 15 de agosto comemorou-se o dia do solteiro. Eu estava saindo de um consultório médico quando recebi a ligação de uma amiga, me desejando feliz "dia dos solteiros". Caí na risada, e entendi porque a médica ao final da consulta, me deu um monte de pacotes de camisinhas, afinal, fui fazer um exame ginecológico rotineiro, e a médica, sabendo do meu atual estado civil, deve ter olhado pra minha cara e imaginado: "essa aí tá curtindo a vida"! Com certeza ela não errou na sua avaliação, pois estou vivendo, curtindo e amando minha solteirice. Aliás, confesso que em nenhum momento da minha vida, me senti tão bem quanto agora.

Depois da conversa de minutos a fio com a minha amiga pelo telefone, acabei me convencendo de que realmente estou na melhor fase da minha vida. Já fui casada, e confesso que o casamento pra mim teve um sabor horrível, e não vou expor aqui os motivos, mas o fato é que,  peguei um trauma tão grande da parada, que posso afirmar com todas as letras: eu jamais quero isso novamente pra mim. "Ah, mas você não pode generalizar, seu casamento pode ter sido horrível, uma experiência nada agradável, mas isso não significa que um próximo relacionamento desse naipe não vá dar certo em sua vida", imagino que diriam a maioria das pessoas.

Acontece que quando vivemos experiências traumatizantes, a reação natural é que fujamos delas a qualquer custo, mesmo sabendo que poderíamos viver a situação de uma outra forma, sob novo ângulo, afinal de contas, não necessariamente uma experiência tem que ser exatamente como a outra, no caso aqui em questão, o casamento. Em contrapartida, quando você descobre que há um novo caminho que pode se trilhar, e toma gosto por ele (como no meu caso), quando descobri que há vida pós-casamento, e muito melhor diga-se de passagem (no meu caso novamente), você começa a pensar e repensar alguns aspectos em sua vida.

Não quero dizer que quem opta por se casar, ou viver uma vida a dois, necessariamente isso vai ser uma decepção; cada caso é um caso. Vejo casamentos como loteria. Uns podem dar certo, outros não, simples assim. Mas o tema em questão aqui não é o casamento, e sim a solteirice. Por que ser solteiro? Quais as vantagens de ser uma pessoa solteira hoje em dia? Ser solteiro significa ser frustado, ou é apenas uma questão de escolha, uma opção?

Então vamos lá: não vou continuar falando por mim aqui no texto, senão vai ficar um lance muito chato e daqui a pouco, alguem pode pensar que quero convencer de que é melhor ser solteiro, do que casado. Enfim, encontrei uma matéria que enumera os mitos que rondam a solteirice, ou seja, o que as pessoas que estão do lado de lá (casadas), como eu já fui um dia, pensam das solteiras. Achei bastante interessante, e vale a pena conferir, afinal de contas, é uma pesquisa, e não sou eu quem está dizendo que vale a pena ser solteiro.



1º mito: se você está solteiro, tudo o que você quer é arranjar alguém
Basta perguntar para solteiros se eles querem se casar para saber se essa é a verdade. Alguns procuram alguém. Outros não acham que é o momento. E há ainda quem realmente adora a vida de solteiro, com liberdade para equilibrar o tempo com outras pessoas e o tempo consigo mesmo.

2º mito: se você está solteiro, você vive uma vida solitária e triste
Estudos comprovam que solteiros têm mais contato com a família e com amigos. E não concluem que o casamento seja uma receita de felicidade para qualquer caso.

3º mito: pessoas casadas têm uma vida mais saudável e longa
Nos EUA, 92,9% casados avaliaram sua saúde como saudável e excelente contra 92,6% dos solteiros. E olha que casados têm vantagens, como ser incluído no plano de saúde do cônjuge. Outro estudo que acompanhou pessoas que eram crianças em 1921 até hoje concluiu que casados e solteiros empataram como os mais longevos.

4º mito: pessoas solteiras são autocentradas e imaturas
Pesquisas nos EUA mostram que pessoas casadas passam menos tempo ajudando seus pais e sogros juntos do que solteiros só com seus pais. Também os visitam mais e procuram mais contato com irmãos, amigos e vizinhos. Ou seja, casais são mais autocentrados e solteiros se voltam mais a suas famílias e comunidades.

5º mito: mulheres solteiras não vão ser amadas por seu trabalho e verão seus ovários secarem
Muitas mulheres escolhem não se casar exatamente por sentirem satisfação em seu trabalho. E muitas não veem sua satisfação em filhos, mas em si mesmas.

6º mito: homens solteiros são lascivos, canalhas, frívolos, irresponsáveis. Ou gays.
Não importa quem seja a pessoa --sempre haverá um estereótipo para ela.

7º mito: filhos de pais solteiros estão fadados à ruína
Tente ser uma mãe solteira. Ou um pai solteiro. Pessoas vão questionar a capacidade de você criar seu filho. Talvez imaginá-los como futuros delinquentes. Mas estudos com filhos mostram uma realidade diferente. Numa pesquisa americana com 22 mil adolescentes, 5% dos filhos de pais casados tiveram problemas com drogas, contra 6% dos filhos de mães solteiras. Os outros 94% estavam bem.

8º mito: solteiros têm uma vida incompleta
Na verdade, muitas pessoas são solteiras exatamente por quererem realizar seus projetos pessoais em vez de atribuir sua felicidade a um parceiro.

9º mito: se continuar solteiro, você vai morrer sozinho
A única forma de você garantir que não ficará sozinho depois de se casar é morrer junto com o parceiro. Um terá sua vez primeiro. Enquanto isso, solteiros encontraram apoio social ao longo da vida não em uma, mas em várias pessoas. 

10º mito: devemos subsidiar os valores familiares
Cônjuges ganham desconto no seguro do carro, no plano de saúde, nos planos de academia e recebem pensão em caso de morte. Noivos ganham presentes de casamento. “E o que muitas pessoas chamam de valores familiares não passa de pretexto para receber privilégios”, diz Bella DePaulo, psicóloga social da Universidade da Califórnia. “Já eu chamo isso de discriminação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário